JORNAL FOLHA DE TAMANDARÉ
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Pilates na fisioterapia: A importância do método e do profissional fisioterapeuta

Acadêmicas: Gislaine Caroline Proença e Lissama Veronese de França.
Sob orientação da professora Natália Boneti Moreira.

O método pilates realizado pelo fisioterapeuta se qualifica como uma das melhores opções de exercícios, pois dentre seus benefícios está à melhora na respiração, diminuição do stress, a reeducação e equilíbrio corporal, melhora da coordenação motora e mobilidade articular, proporcionando a prevenção de lesões. Esta atividade é desenvolvida após uma consulta inicial com o fisioterapeuta, para uma anamnese detalhada da história da saúde física e funcional do paciente, para estabelecer uma conduta terapêutica adequada.

O pilates num primeiro momento foi nomeado de “Contrology” (Arte do controle e equilíbrio entre corpo e mente), elaborado por Joseph Hubertus Pilates pensando no princípio “mente sã e corpo são”, que passou a utilizar o método com o objetivo de condicionar seu próprio corpo, e começou a aplicar seu método em outras pessoas durante a Primeira Guerra Mundial.

O pilates é um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, desenvolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para indivíduos saudáveis.

Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todas as idades, sem restrição de patologias, pois são exercícios de baixo impacto e executados com qualidade, gerando resultados eficazes e assim os músculos e articulações sofrem menor sobrecarga.

É imprescindível que a aula seja acompanhada por profissionais especializados, que dediquem a atenção ao seu aluno e possuam uma boa formação em pilates, além de ter em mente os limites e as necessidades de cada um.

Além do método convencional, atualmente é tendência mundial o NeoPilates, uma modernização do método pilates, que é a união de outros conceitos atuais, como treinamento funcional, as atividades circenses e lúdicas, aos princípios do método pilates, que têm por objetivo potencializar os benefícios desta técnica fantástica, o pilates, e ainda deixa-lo mais divertido e desafiador.

FAÇA PILATES E SE SINTA DE BEM COM A VIDA, COM SEU CORPO E SUA MENTE!!!
“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”. Joseph Hubertus Pilates.

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos”. Joseph Hubertus Pilates.

*Nota elaborada na disciplina de Fisioterapia Esportiva da Faculdade Dom Bosco.

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