JORNAL FOLHA DE TAMANDARÉ
Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú | Curitiba - PR
(41) 3354.6674 - 9614.1787
folhadetamandare@folhadetamandare.com.br

Tamandaré e Campo Magro se unem contra fim de zonas eleitorais

Municípios não querem perder atendimento aos eleitores, nem apuração de crimes cometidos nas eleições

Os municípios de Campo Magro e Almirante Tamandaré deram ontem as mãos na luta contra a extinção ou rezoneamento de zonas eleitorais no Paraná. Os dois municípios compartilham a Zona 171. Os debates sobre a possibilidade de fechamento de zonas eleitorais começaram após a publicação da Resolução 23.520/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que num primeiro momento deverá extinguir ou remanejar 80 das 206 zonas eleitorais existentes no Paraná. O assunto foi amplamente debatido numa audiência pública nesta quinta-feira (27), no Centro de Convenções.

“Haverá prejuízo no atendimento dos eleitores, além de muitos ilícitos e abusos eleitorais que teremos dificuldades de apurar com a distância. Por isso nossa preocupação”, afirmou Frederico Rafael Martins de Almeida, chefe do cartório eleitoral. Para a redução das zonas eleitorais no Brasil, o TSE argumentou a necessidade para redução de custos. No entanto, a extinção das 80 zonas eleitorais do Paraná traria um impacto de 0,2% ao orçamento da Justiça Eleitoral.

“A redução de custos para mim não é contundente, já que a Justiça Eleitoral é uma das poucas com superávit. Acredito que deveríamos caminhar no sentido inverso. Aumentar as zonas eleitorais e o atendimento ao eleitor, até porque o momento político – de busca pela transparência do processo eleitoral – exige isso”, ponderou o advogado Pedro Henrique Val Feitosa, secretário de Assuntos Jurídicos de Almirante Tamandaré e membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Paraná.

O prefeito de Campo Magro, Cláudio Cesar Casagrande, acredita que o remanejamento das zonas eleitorais é um retrocesso. “Esse é um banho de água fria para Campo Magro, que sonhava com uma zona eleitoral no Município. Como defensor do crescimento e do desenvolvimento, não posso concordar com essa resolução”, disse ele. O prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, disse que fica preocupado com a redução das zonas eleitorais até mesmo pelo processo eleitoral – complicado nas pequenas cidades. “Cada vez mais existe a necessidade de uma fiscalização rigorosa do processo eleitoral, que acabaria ou reduziria muito sem uma zona eleitoral na cidade”, ponderou ele.

Números – Hoje a cidade de Almirante Tamandaré tem 63.973 eleitores aptos a votar e outros 14.503 que precisam fazer a biometria. Campo Magro tem 17.820 eleitores aptos e outros 3.424 que ainda não fizeram a biometria e estão com os títulos cancelados.

Participantes – Estiveram presentes na audiência pública: os vereadores Amarildo Portes, Amauri Lovato, Angelo Prodóscimo, Dete Pavoni, Ferrugem, Osvaldo Stival, Paulão e Vanderlei Giareta (Almirante Tamandaré); os vereadores Sandro Dias Gonçalves e Adeilson Gordo (Campo Magro); os secretários Jocélia Alves Fonseca (Família, Juventude, Esporte e Lazer), Cleomar Krausa (Habitação), Valdecir Giareta (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho), Silvana Buzato (Instituto de Previdência de Almirante Tamandaré), Mauro Perussi (Obras e Infraestrutura), Aristides Gustavo Régis Machado (Ouvidoria Geral e Assuntos Estratégicos), Deise Carvalho (Administração) – de Almirante Tamandaré; Adriene Cristine Silva (Controladora Geral), Tatiane Almada (chefe de Gabinete), Paulo Prata (Administração), Alexandre Martins (Controladoria Institucional), Marcia Regina Ferreira Pavão (Saúde), Marcelo Braga (Controladoria de Assuntos Estratégicos), Fernando Araújo (Urbanismo), Fernando Camargo (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente) e Madson Oliveira (Planejamento), secretários de Campo Magro; Anderson Strapasson, delegado de Almirante Tamandaré e representante da OAB-Colombo; e os jornalistas Jandrei Souza e Jorge Estevam (Pactos e Fatos).


FILIADA À ADJORI - Associação dos Donos de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
31 anos de circulação CNPJ: 05.241.886/0001-89 FUNDADOR: Antônio Rodrigues Dias (in memoriam)
DIRETOR-PRESIDENTE E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Leônidas A. R. Dias - DRT 234/02/18v-PR
CHEFE DE REDAÇÃO: Jair Rodrigues Dias Júnior
DIAGRAMAÇÃO, ARTE E PRODUÇÃO: Exceuni - Aldemir Batista (41) 3657-2864 / 9983-3933 Tamandaré
Central de Computação Gráfica: Tel: (41) 3657-2864
REDAÇÃO E ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú
Curitiba-PR Cep.: 82560-110 - Tel.: 3354-6674 / 9614-1787.
E-MAILs: folhadetamandare@folhadetamandare.com.br | folhadetamandare@terra.com.br
SITE: www.folhadetamandare.com.br