JORNAL FOLHA DE TAMANDARÉ
Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú | Curitiba - PR
(41) 3354.6674 - 9614.1787
folhadetamandare@folhadetamandare.com.br

Educação no campo é tema de seminário

Ideia é programar o Município para reabertura de escolas na zona rural

Professores e comunidade em geral participaram durante todo o dia de hoje do 1º Seminário Intermunicipal Educação do Campo – Por um Currículo Humanizador. Mais de 150 pessoas discutiram a educação e a importância da descentralização das escolas e reabertura dos equipamentos de ensino das zonas rurais. Participaram educadores de Almirante Tamandaré, Lapa, Cerro Azul, Tijucas do Sul e Itaperuçu.

A palestra foi ministrada pelo professor Salomão Hage, da Universidade Federal do Pará (UFPA), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Theodoro de Bona, na Vila Grécia. “Temos que enfrentar hoje o processo de precarização das escolas rurais, sem estrutura, com prédios velhos, sem manutenção, professores sem qualificação. Isso sem contar o fechamento dessas escolas. No entanto, o funcionamento da escola rural fortalece as pequenas comunidades e evita o deslocamento de alunos para zona urbana, para os grandes centros. A gente precisa se equipar para garantir o direito de todos que vivem no campo de estudar em escolas de qualidade”, ponderou o professor.

Um caso marcante apresentado no seminário foi do morador Leonir, de Cerro Azul. Ele relatou que a escola rural que ele trabalha tem seis computadores, internet, está bem conservada, mas a administração pretende fechar por ter poucos alunos. Se isto acontecer, as crianças terão que se deslocar quatro quilômetros com mais de três horas de transporte.

A coordenadora de Educação em Almirante Tamandaré, Fábia Rezende, disse que o Município pretende fazer o caminho inverso: reativando as escolas que hoje estão fechadas. “Pela primeira vez temos um setor responsável pela educação no campo da cidade. As escolas rurais desativadas, queremos ativar”, destacou ela.


FILIADA À ADJORI - Associação dos Donos de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
31 anos de circulação CNPJ: 05.241.886/0001-89 FUNDADOR: Antônio Rodrigues Dias (in memoriam)
DIRETOR-PRESIDENTE E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Leônidas A. R. Dias - DRT 234/02/18v-PR
CHEFE DE REDAÇÃO: Jair Rodrigues Dias Júnior
DIAGRAMAÇÃO, ARTE E PRODUÇÃO: Exceuni - Aldemir Batista (41) 3657-2864 / 9983-3933 Tamandaré
Central de Computação Gráfica: Tel: (41) 3657-2864
REDAÇÃO E ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú
Curitiba-PR Cep.: 82560-110 - Tel.: 3354-6674 / 9614-1787.
E-MAILs: folhadetamandare@folhadetamandare.com.br | folhadetamandare@terra.com.br
SITE: www.folhadetamandare.com.br