JORNAL FOLHA DE TAMANDARÉ
Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú | Curitiba - PR
(41) 3354.6674 - 9614.1787
folhadetamandare@folhadetamandare.com.br

Reunião pedagógica: uma estratégia formativa - Profa. Ms. da Fainsep - Christiane Denardi – Polo Tamandare


Uma das práticas mais comuns nas escolas brasileiras são as reuniões pedagógicas. Estas podem ser utilizadas como estratégias formativas e ao mesmo tempo, como instrumentos que possibilitam a construção de vínculo pessoal e profissional entre pessoas da própria comunidade escolar, e que mais adiante, colaboram com o processo ensino-aprendizagem no contexto escolar.

Mas como preparar uma reunião pedagógica que seja capaz de provocar reflexões e gerar ações nas organizações escolares? Antes de iniciá-la, é preciso preparar o espaço físico para receber as pessoas, de forma acolhedora, e planejar esta reunião. E como planejar uma reunião pedagógica? Por meio da elaboração prévia de uma pauta de reunião. Ainda, a quem cabe a responsabilidade de elaborar a pauta de reunião? Nas organizações escolares, essa é uma das atribuições dos coordenadores escolares, pois faz parte do seu cargo liderar a equipe de docentes, ou seja, de acompanhar a prática educativa e responder pela aprendizagem dos alunos.

Há vários tipos de reunião pedagógica no contexto escolar, entretanto, a mais usual no dia a dia das escolas são aquelas de acompanhamento do trabalho pedagógico do professor, e são justamente estas que precisam ser de caráter formativo. Nesta direção, se faz necessária uma pauta específica para cada reunião, sendo que a pauta da reunião seguinte sempre dependerá do que foi discutido e ampliado na reunião anterior, motivo pelo qual é preciso registrar o desenvolvimento processual da reunião, como um instrumento formativo complementar a pauta.

E o que deve ser contemplado na pauta de reunião pedagógica? Em especial, os conteúdos que estejam vinculados à prática profissional, e a partir dessa discussão, realizar a articulação desta com o aporte teórico, bem como das estratégias que conduzem a isso, e o tempo utilizado para tal. O ideal é que estas reuniões aconteçam semanalmente e em horário de trabalho.

Enfim, uma boa reunião pedagógica é aquela que traz à discussão o que acontece na sala de aula e na escola, e que depois gera uma ação mais qualificada tanto para professores quanto para coordenadores escolares. A reunião é o espaço e o momento de pensar no que e como as situações ocorreram em sala de aula e na escola, e ao mesmo tempo de planejar as ações seguintes a partir dessa reflexão, tendo como objetivo principal garantir a aprendizagem dos alunos e investir na formação continuada, e em serviço, dos professores.

FILIADA À ADJORI - Associação dos Donos de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
31 anos de circulação CNPJ: 05.241.886/0001-89 FUNDADOR: Antônio Rodrigues Dias (in memoriam)
DIRETOR-PRESIDENTE E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Leônidas A. R. Dias - DRT 234/02/18v-PR
CHEFE DE REDAÇÃO: Jair Rodrigues Dias Júnior
DIAGRAMAÇÃO, ARTE E PRODUÇÃO: Exceuni - Aldemir Batista (41) 3657-2864 / 9983-3933 Tamandaré
Central de Computação Gráfica: Tel: (41) 3657-2864
REDAÇÃO E ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú
Curitiba-PR Cep.: 82560-110 - Tel.: 3354-6674 / 9614-1787.
E-MAILs: folhadetamandare@folhadetamandare.com.br | folhadetamandare@terra.com.br
SITE: www.folhadetamandare.com.br