JORNAL FOLHA DE TAMANDARÉ
Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú | Curitiba - PR
(41) 3354.6674 - 9614.1787
folhadetamandare@folhadetamandare.com.br

Considerações sobre o Indique (Indicadores da Qualidade na Educação)

O Indique (Indicadores da Qualidade na Educação) é uma metodologia de auto-avaliação institucional para as escolas, cuja principal contribuição está centrada em processos participativos que viabilizem a construção de planos educacionais na esfera municipal, sendo para tal recomendado pela Ação educativa em parceria com a Undime e o MEC. Atualmente, há três versões do Indique: a do Ensino Fundamental, a da Educação Infantil e os Indicadores das Relações Raciais na Escola.

A criação dos colegiados e dos conselhos escolares a partir da década de 1980, tendo como respaldo legal a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, com o intuito de efetivar uma gestão democrática escolar capaz de envolver a comunidade como um todo na definição de metas e estratégias a favor da melhoria da qualidade da educação pública, inspirou a elaboração e utilização desta metodologia a partir de 2004.

É um projeto inovador com o objetivo de construir e disseminar um conjunto de indicadores educacionais qualitativos, envolvendo diferentes atores da comunidade escolar, em torno de uma avaliação participativa, com o intuito de viabilizar a criação e efetivação da gestão democrática na escola. Para que ela ocorra, é necessário que a comunidade escolar se reúna para avaliar sua realidade, identificando prioridades, ou seja, realizando um diagnóstico participativo, além de estabelecer planos de ação e implementar e monitorar seus resultados, o que se caracteriza também por uma avaliação participativa.

No entanto, antes disso, é necessário algumas etapas preliminares, as quais são significativas nesta metodologia, e são elas: preparação e estudo do material, mobilização da comunidade escolar, diagnóstico e avaliação participativa e elaboração, implementação e monitoramento do plano de ação.

Os indicadores de qualidade na educação traduzem sua concepção de qualidade em sete dimensões. São elas: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico da escola; e acesso e permanência dos alunos na escola. Paralelamente, a concepção do Indique está sustentada por quatro princípios que efetivam a avaliação participativa. São eles: ser democrático; ser abrangente; ser participativo e ser contínuo.

Estudiosos dessa metodologia, apontam a mesma como uma estratégia para enfrentar as dificuldades que a escola tem encontrado na atualidade para recriar sua função social, e que isso se traduz nos seguintes instrumentos de planejamento da esfera escolar: fortalecimento e ação efetiva dos Conselhos Escolares; elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico da escola; bem como do Plano de Gestão Educacional e do Plano de Ações Articuladas.

Os documentos acima citados evidenciam a possibilidade real de processos participativos e democráticos junto às escolas da rede, passando pelo processo de diagnóstico, plano de ação e avaliação, todos de forma participativa, e que deve na mobilização seu principal elemento articulador.

Profª. Ms.- Christiane Denardi – Fainsep _ Polo Tamandaré

FILIADA À ADJORI - Associação dos Donos de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
31 anos de circulação CNPJ: 05.241.886/0001-89 FUNDADOR: Antônio Rodrigues Dias (in memoriam)
DIRETOR-PRESIDENTE E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Leônidas A. R. Dias - DRT 234/02/18v-PR
CHEFE DE REDAÇÃO: Jair Rodrigues Dias Júnior
DIAGRAMAÇÃO, ARTE E PRODUÇÃO: Exceuni - Aldemir Batista (41) 3657-2864 / 9983-3933 Tamandaré
Central de Computação Gráfica: Tel: (41) 3657-2864
REDAÇÃO E ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú
Curitiba-PR Cep.: 82560-110 - Tel.: 3354-6674 / 9614-1787.
E-MAILs: folhadetamandare@folhadetamandare.com.br | folhadetamandare@terra.com.br
SITE: www.folhadetamandare.com.br