JORNAL FOLHA DE TAMANDARÉ
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Como formar bons professores?

Vivemos um momento no qual há uma crescente expansão de cursos que realizam a formação inicial e continuada de professores para os mais diversos segmentos e áreas do conhecimento. Mas como formar um bom professor? E o que é ser um bom professor?

Estudiosos da área, como Nóvoa, Paro e Canário, defendem a ideia de formação de professores sendo construída dentro da profissão e com professores mais antigos e atuantes, como forma de formar bons profissionais nesta área. Para eles, um bom professor apresenta as seguintes características: realizam práticas docentes que levam os alunos a aprenderem; efetivam uma cultura profissional por meio de registros de práticas, reflexão sobre seu trabalho e avaliação de sua atuação profissional; unicidade entre vida pessoal e profissional; trabalham de forma colaborativa e em grupo; para ele educar é um compromisso social e não apenas uma profissão ou trabalho; não há dicotomia entre teoria e prática; são questionadores e problematizadores; a transposição didática se transforma em transposição pragmática; e entendem a escola como um lugar de relação e comunicação, não só de conhecimento a ser transmitido e/ou construído.

Qualquer que seja a formação de professores, essa não pode estar dissociada dos processos de desenvolvimento organizacional das escolas, e é justamente este argumento que defende a concepção de formação de professores em contextos de trabalho, ou seja, em serviço e dentro da escola. Assim a escola se torna um lugar de fazer e aprender, não só para os alunos, mas também para professores, os quais estarão em constante formação, conforme esses preceitos formativos acima descritos.

Formar professores nesta perspectiva também implica em formar uma nova escola, pois as experiências cotidianas vivenciadas nas escolas geram nos professores reflexões e pesquisas, as quais certamente mudaram a estrutura organizacional das escolas e os paradigmas das pessoas nelas inseridas. Ou seja, professores e escolas mudam ao mesmo tempo, em um processo interativo e no qual ambos aprendem e avançam.

Frente ao exposto, precisamos ter a clareza de qual formação desejamos aos nossos professores e qual formação poderemos ofertar aos mesmos, uma vez que não se nasce professor, nos tornamos professor por meio de um sólido e intencional processo formativo e de aprendizagem dentro da própria escola e junto a outros professores, preferencialmente mais experientes a atuantes.

Profa. Ms. Christiane Denardi
Fainsep Polo Tamandaré


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