JORNAL FOLHA DE TAMANDARÉ
Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú | Curitiba - PR
(41) 3354.6674 - 9614.1787
folhadetamandare@folhadetamandare.com.br

APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


Profª Me Nelci Gonçlaves Dorigon – Coordenadora do Polo Tamandaré - Fainsep
As transformações sociais, econômicas e políticas que estamos vivenciando, associadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, geram a busca por uma atualização constante frente aos novos conhecimentos. Esta realidade, aliada a preocupação com a democratização do acesso ao saber, ou seja, uma educação que atenda a maioria dos educandos evidenciou a necessidade de uma educação diferente.

A nova sociedade da informação, aliada ao desenvolvimento da tecnologia e a facilidade de acessá-la tem permitido novas modalidades de educação, na qual destacamos a EAD – Educação a Distância, que tem como propósito atender o ritmo individual de estudo, à bagagem instrucional e à dinâmica diferenciada da vida de cada um, fazendo da educação à distância algo muito importante e necessário.

Definir a EAD é fundamental, entendendo-a como uma modalidade de ensino caracterizada pela separação física entre professor e aluno, sendo o contato entre eles mediado pelos meios tecnológicos e materiais disponíveis para tal fim. Em algumas situações, temos a possibilidade do atendimento presencial, que será organizado por um tutor, que tem como objetivo auxiliar o aluno em suas dificuldades.

Nesta modalidade o aluno passa a ser considerado o sujeito da aprendizagem, necessitando ter maturidade e organização pessoal para que possa administrar seu tempo de estudo de forma qualitativa, sem perdas para seu processo cognitivo, afinal a educação a Distância não pode ser considerada inferior ao ensino presencial. Neste sentido, a aprendizagem passa a ser organizada de forma a atender a realidade, utilizando todos os mecanismos possíveis que facilitem e promovam conhecimentos significativos. A EAD viabiliza condições para este aprender inovador.

Pensar sobre o desenvolvimento da EAD implica no entendimento de uma forma de ensino que possui características próprias, uma maneira diferente de propiciar situações em que os alunos possam aprender mediados pelo professor.

Nesse sentido, o papel do professor é auxiliar o aluno a desenvolver atitudes positivas, para si mesmo e para os outros. Eis ponto crucial da educação: estimular o educando a fazer parte da sociedade, entender seu papel e sua contribuição, colaborando no desenvolvimento de habilidades específicas e atitudes coerentes para a sua realização pessoal e social.

FILIADA À ADJORI - Associação dos Donos de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
31 anos de circulação CNPJ: 05.241.886/0001-89 FUNDADOR: Antônio Rodrigues Dias (in memoriam)
DIRETOR-PRESIDENTE E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Leônidas A. R. Dias - DRT 234/02/18v-PR
CHEFE DE REDAÇÃO: Jair Rodrigues Dias Júnior
DIAGRAMAÇÃO, ARTE E PRODUÇÃO: Exceuni - Aldemir Batista (41) 3657-2864 / 9983-3933 Tamandaré
Central de Computação Gráfica: Tel: (41) 3657-2864
REDAÇÃO E ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú
Curitiba-PR Cep.: 82560-110 - Tel.: 3354-6674 / 9614-1787.
E-MAILs: folhadetamandare@folhadetamandare.com.br | folhadetamandare@terra.com.br
SITE: www.folhadetamandare.com.br